domingo, 6 de dezembro de 2009

BENFICA DE NOVO NO COMANDO


O líder da Liga Sagres, o Sporting de Braga, não conseguiu mais do que um empate na sua deslocação a Matosinhos. O Leixões alcançou vantagem no marcador aos 32 minutos, num lance infeliz do guarda-redes Eduardo que deixou escapar a bola quando pretendia dominá-la com o pé. Em gíria futebolística, a um golo com estas características, chama-se frango.

O Braga acabou por salvar a honra do convento, marcando o golo do empate aos 88 minutos, por Alan, na sequência de um ressalto. Com este empate, o Braga deixou a possibilidade de o Benfica alcançar os minhotos no primeiro lugar, com o mesmo número de pontos (29).

O Benfica, como era de esperar, não deixou escapar a oportunidade e bateu a Académica, no seu Estádio por quatro bolas a zero. Foi uma partida interessante, jogada sob intensa chuva e piso bastante encharcado mas em que ambas as equipas procuraram jogar a bola e proporcionar um bom espectáculo aos cerca de 40.000 adeptos presentes no Estádio. Na primeira parte, a equipa da Académica jogou taco-a-taco com o Benfica, e até teve maior posse de bola mas não criou oportunidades flagrantes de golo. Já o Benfica, teve a felicidade de marcar aos 6 minutos por Cardozo, o mesmo que viria a marcar aos 54 e aos 68 minutos, tornando muito mais fácil a tarefa do Benfica. Para completar o resultado, o pequeno Saviola marcou um golo genial aos 31 minutos, executando um chapéu perfeito ao ex-guarda-redes encarnado, agora titular da Académica.

Com esta vitória, a equipa da Segunda Circular volta ao comando, com o mesmo número de pontos do Sporting de Braga e esta posição trás mais confiança e motivação à equipa para os próximos desafios.

Não se sabe se a liderança bipartida se vai manter por muito tempo e qual vai ser a equipa que se vai isolar no comando mas aconteça o que acontecer, o Braga fez até ao momento uma excelente campanha, contrastando com a mediocridade do Sporting Clube de Portugal e esse aspecto é muito importante para acabar com a eterna hegemonia dos três grandes que são normalmente os donos dos três primeiros lugares.

O outro candidato ao título, o Futebol Clube do Porto, deslocou-se à Cidade Berço para defrontar o Vitória de Guimarães, uma equipa que tem vindo a crescer de jornada para jornada e que por isso se antevia um jogo de resultado imprevisível.

Tal não veio a acontecer porque o FCP marcou cedo, aos 12 minutos por varela, aos 32 por falcão, aos 66 por Bruno Alves e aos 87 por Rodriguez. O Guimarães ainda reduziu aos 45 minutos para 2-1 mas não evitou o avolumar do resultado. Os números não reflectem o que se passou dentro das quatro linhas, uma vez que o Vitória fez uma boa partida e teve boas oportunidades para marcar. A Vitória do FCP aceita-se mas os números são exagerados.

A Liga Sagres continua animada, com três pretendentes ao primeiro lugar, quando estão jogadas 12 jornadas e, pelos vistos, não me parece que ainda seja possível ao Sporting ou a outra qualquer equipa, aproximar-se dos lugares da frente, pelo que a corrida se resume a três candidatos.

Vamos aguardar pelo final da competição para verificarmos qual a ordem classificativa das três equipas pois ainda muita coisa pode acontecer e o futebol não é propriamente uma ciência exacta.



Sem comentários: