
Pelo que se passou em campo, não pareceu que a derrota frente ao Braga, na nona jornada da Liga Sagres, tenha afectado a equipa do Benfica que realizou em Inglaterra, contra o Everton, uma boa exibição e uma óptima vitória por 2-0.
A equipa esteve coesa, trabalhadora e esforçada, pressionando os jogadores do Everton em todo o campo, não lhes consentido jogadas desafogadas e por isso, tiveram grande dificuldade em aproximar-se do último reduto benfiquista.
A defesa esteve em grande plano com um Luisão imperial a comandar as operações e o meio-campo trabalhou muito e onde se estava a destacar Ramires que acabou por se lesionar sozinho, aparentemente com gravidade, a julgar pela forma como saiu do campo, pelo seu pé mas com grande dificuldade em locomover a perna direita. Entrou para o seu lugar, quase sem aquecimento e em cima dos 45 m, Maxi Pereira.
O intervalo chegou com o resultado em 0-0, embora o Benfica tenha desfrutado de algumas boas oportunidades de golo, com um bom remate de Saviola aos 4 m para uma boa defesa de Howard; aos 14 m Di Maria correspondeu a um bom centro da esquerda, de primeira e Howard respondeu com boa defesa; aos 20 m Ayegbeni Yakubu viu cartão amarelo por entrada violenta sobre Ramires; aos 41 m Ramires cabeceia ao poste esquerdo e na recarga de Saviola remata forte para grande defesa de Tim Howard.
O Everton que até nem esteve mal durante quase toda a primeira parte, mostrava nos minutos finais grandes dificuldades em segurar os atacantes benfiquistas e o golo não surgiu por manifesta má pontaria.
Mas se na primeira parte a equipa encarnada esteve bem, na segunda parte esteve francamente melhor e logo aos 51 m Jack Rodwell, demonstrando as dificuldades do Everton, foi também punido com cartão amarelo por ter travado ilegalmente Fábio Coentrão quando conduzia perigoso contra-ataque.
O Benfica veio com outra disposição para a segunda parte, especialmente mais rápido na transição defesa/ataque e começou a criar uma série de boas jogadas que podiam ter resultado em golo, nomeadamente aos 56 m, num conta-ataque rapidíssimo, Cardozo isolou Di Maria com um grande passe e este na frente de Tim Howard atirou sobre a barra; depois aos 60 m Di Maria foge pela esquerda e dispara forte proporcionando uma excelente defesa de Howard mas o momento decisivo do jogo aconteceu aos 61 m com a substituição de Coentrão por Pablo Aimar porque a partir desse momento, o Benfica cresceu ainda mais e aos 63 m num rápido contra-ataque em que Di Maria conduziu a bola até à entrada da grande área contrária, esperou alguns segundos que chegasse Saviola para lhe endossar a bola que disparou rasteiro, de pé esquerdo, fora do alcance do guarda-redes, fazendo o 1º golo do Benfica. O Everton acusou a estocada e não foi capaz de reagir ao golo e o Benfica continuou a dominar e aos 76 m, numa bela combinação entre Aimar e Saviola, à entrada da área, a bola sobrou para Ruben Amorim que rematou contra um adversário, ressaltando a bola para Cardozo que rematou de primeira para o fundo das redes. Estava feito o 2-0 e praticamente garantida a vitória neste importante jogo que quase assegura também a presença nos 16 avos-de-final da Liga Europa.
Com 14 m para jogar, o Benfica apostou na posse da bola, jogando no campo todo e continuou a acercar-se da baliza de Tim Howard com perigo mas acima de tudo não dando chances ao adversário de poder alterar o marcador.
O Benfica fez um bom jogo, frente a uma equipa que pratica bom futebol e, nesse sentido, demonstrou que o desaire sofrido em Braga, não afectou a sua mentalidade ganhadora, não tendo passado de mero acidente de percurso.
Uma referência também às outras duas equipas portuguesas que participam na Liga Europa para dizer que o Sporting empatou 1-1, tendo estado a perder e, segundo a crítica, voltou a jogar muito mal. Já o Nacional da Madeira que esteve a ganhar com um golo de grande penalidade aos 65 m mas deixou-se empatar aos 85, também de grande penalidade.
O Sporting tem praticamente garantida a presença nos 16 avos-de-final da Liga Europa e o Nacional da Madeira perdeu a oportunidade de somar três pontos e acalentar ainda algumas hipóteses de apuramento.
Sem comentários:
Enviar um comentário