segunda-feira, 7 de novembro de 2011

ALAN/JAVI NO RESCALDO DO BRAGA/BENFICA


Quem foi que ofendeu quem???

O jogador Alan do Sporting Clube de Braga, umas dezenas de horas depois do despique dentro das quatro linhas, vem denunciar o atleta do Sport Lisboa e Benfica Javi Garcia, de o ter insultado com termos racistas, nomeadamente chamando-lhe negro e preto de merda e desejando até que os seus filhos morressem!!!
Quem sou eu para afirmar que o jogador bracarense fala verdade ou mentira! Nem tão pouco é isso que está aqui em questão. Alan veio dizer aquilo que ninguém viu durante a contenda e provavelmente Javi Garcia que não se esqueceu da vergonhosa simulação de Alan no jogo da época passada que lhe custou a expulsão, deve-lhe ter dito que o seu comportamento foi indecente e indigno de um profissional de futebol.
E de facto, se lhe disse isso, tem toda a razão. Javi Garcia tem demonstrado, ao serviço do Benfica, ser um profissional digno e leal com os adversários e, por isso mesmo, tem moral para dizer ao Alan que um profissional a sério não teria coragem de fazer o que ele fez: entrou com tudo para arrumar o jogador benfiquista, fez uma falta grosseira e depois simulou que foi vítima de uma agressão.
Francamente! Isto não é comportamento para um atleta profissional!
Infelizmente, os árbitros portugueses gostam de fazer o papel de cegos quando lhes convém e deixam passar em claro estas barbaridades! Mas depois, também as instâncias que regulam o desporto em Portugal, depois de constatarem e comprovarem o que se passou, não agem e deixam que actos desta natureza fiquem impunes.
Nesta história, há concerteza algum ressabiamento e indícios de vingança. Porém, neste caso, Alan devia ter algum cuidado e evitar até vir com esta história de incriminação de Javi para a rua pois bem bastou o sério problema que lhe criou com uma desonesta simulação que provocou a sua expulsão.
Chamar negro a alguém que é negro, não é racismo mas antes complexo da parte de quem se queixa e não aceita essa realidade. 
Não me perguntem que tipo de complexo porque eu não estou na pele dos queixosos mas a verdade é que eu já passei por algumas situações embaraçosas pelo facto de as pessoas não assumirem que sendo negras, não podem ficar ofendidas ou melindradas quando tratadas por negras.
Gosto que me tratem pelo meu nome, mas se não o souberem e me tratarem por branco, eu não vou ficar ofendido e muito menos seria capaz de vir para a praça pública armado em vítima e acusar alguém de racista.
Braga está a ficar um caso sério, os casos abundam de jornada para jornada e então com o Benfica, a coisa está a atingir proporções desagradáveis mas que servem os interesses dos da casa, já que a equipa lisboeta tem sido sistematicamente prejudicada, dentro e fora das quatro linhas.
É uma vergonha que atletas da mesma profissão não se respeitem e utilizem todas as artimanhas para se prejudicar e enganar uns aos outros.

Sem comentários: