terça-feira, 9 de março de 2010

UMA HUMILHANTE GOLEADA

ARSENAL 5 - FCP 0
Esta equipa do Futebol Clube do Porto está irreconhecível. A nível interno, o Porto está a 11 pontos do primeiro lugar e na Liga dos Campeões também está com grandes dificuldades. Na primeira mão, lá conseguiu uma difícil e muito escassa vitória, 2-1, tendo-se notado que o meio-campo está muito debilitado. A saída de Lucho não foi superada e a linha avançada não é servida convenientemente.

Neste jogo da segunda mão, o Porto entregou completamente o jogo ao adversário nos primeiros 15 minutos; foi deprimente e confrangedor! Mas que táctica tão suicida o Jesualdo arranjou! Durante 15 minutos, a equipa do Porto praticamente não saiu do seu meio-campo e deixou-se dominar avassaladoramente pelo adversário. Se não presenciasse, nem acreditava que tal tivesse sido possível. O Golo estava iminente, tantas eram as ocasiões de golo e só a grande exibição de Helton evitou que na primeira parte só tivessem sido marcados dois. De facto, durante toda a primeira parte a superioridade do Arsenal foi muito acentuada e só mesmo Helton foi capaz de evitar um resultado mais dilatado.

O Futebol Clube do Porto foi facilmente eliminado pelo Arsenal porque foi uma equipa vulgaríssima. Este Porto é uma sombra do grande FCP de épocas anteriores. Será que acabou um ciclo e vai começar a travessia do deserto? Bem, se lhe acontecer como aos rivais Benfica e Sporting, arrisca-se a passar alguns anos a cheirar títulos. Lembram-se quantos anos esteve o Sporting e o Benfica sem ganhar um único Campeonato? Foram muitos. 15 num caso, 18 no outro.

Mas este Porto está assim porque levou anos de vacas gordas, dominou como quis a nível nacional, esbanjou muitos recursos e até deu para dar "baile" aos velhos rivais.

Sempre afirmei que Pinto da Costa podia ter saído em grande da presidência do Futebol Clube do Porto quando venceu a última Liga dos Campeões. Porém, Pinto da Costa não entendeu assim e vai sair pela porta dos fundos.

Este jogo da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, é mais uma humilhação a nível internacional para o Futebol Clube do Porto e, como não podia deixar de ser, vai deixar marcas nas hostes portistas. Um resultado de 5-0 é demasiado pesado mas tendo em conta o que se passou dentro das quatro linhas, podia ter sido ainda mais volumoso. O Porto não foi capaz de contrariar o ascendente arsenalista em nenhum momento do jogo e praticamente não teve oportunidades de golo. Foi de facto muito má a exibição do FCP e o resultado está à vista: uma goleada.

É tudo espectacular quando uma equipa está no topo mas tudo se complica quando tem a infelicidade de cair em desgraça.

Como português e como desportista, tenho pena que o FCP tenha feito uma exibição tão pobre e tenha dado uma imagem tão pálida do futebol português. Oxalá que o Sporting e o Benfica vençam os jogos da primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa e, se possível, com grandes exibições.

Sem comentários: