sexta-feira, 15 de maio de 2009

O TREINADOR JORGE JESUS

Este treinador tem mostrado um trabalho apreciável nos clubes por onde tem passado. Estou a lembrar-me do Belenenses onde fez um trabalho brilhante, construindo uma equipa disciplinada, competente e a praticar bom futebol.
Do Belenenses foi para o Sporting de Braga e o seu sucesso à frente dos arsenalistas é inegável. Este ano fez uma campanha na taça UEFA a todos os títulos brilhante, vindo a ser afastado diante do poderoso Milan, perdendo no seu campo apenas por 1-0, com o golo marcado por Ronaldinho já no período de descontos.
Já no que diz respeito ao Campeonato, ainda está na disputa do 3º lugar e é inegável que ao longo da época, foi mais prejudicado do que beneficiado.
A minha dúvida é saber se um treinador que tem feito indiscutivelmente um bom trabalho ao nível de clubes de segundo plano que não têm aspirações a ser campeões, poderá desenvolver trabalho idêntico num clube de topo que entra todos os anos na competição para ser campeão.
Terá Jorge Jesus estofo suficiente para aguentar a pressão e conseguir construir uma equipa guerreira e ambiciosa, talhada à sua medida?
Será Jorge Jesus capaz de obter dos atletas um rendimento dentro das quatro linhas, compatível com o valor e prestígio de cada um?
Se for capaz, teremos um Benfica ganhador e a jogar para o título porque os atletas são excelentes e, de qualquer forma, poderá sempre fazer um ou outro ajuste no plantel à sua maneira.
Ao escrever esta mensagem, é evidente que não sei se a contratação se vai concretizar mas todavia apetece-me dizer que Jorge Jesus dificilmente fará pior do que os seus antecessores, Quique Flores, Camacho e Fernando Santos e depois das provas de competência e consistência dadas nos últimos anos, acho que merece uma oportunidade de poder lutar, num dos três grandes, com armas iguais, para se tornar um treinador campeão.

Sem comentários: