terça-feira, 12 de maio de 2009

A hegemonia do FCP continua - Tetracampeão sem oposição

A duas jornadas do final do Campeonato, já está encontrado o campeão e o vice-campeão, os mesmos dos últimos anos, Futebol Clube do Porto e Sporting Clube de Portugal, só que os portistas já vão com quatro campeonatos seguidos ganhos e não vislumbramos grandes hipóteses de ver alterado este figurino nos próximos anos.
Apenas no que diz respeito ao terceiro lugar do pódium, há ainda legítimas aspirações de lá chegar, por parte do Braga e do Nacional, ambos com 49 pontos na tabela classificativa e a 4 do Benfica que nas últimas jornadas se afundou, perdendo 8 pontos a jogar em casa: derrota com o Guimarães e com a Académica e empate com o último classificado, o Tirsense.
Quanto às equipas que conseguiram passaporte para a Europa, também já não há dúvidas, porque o Leixões, 6º classificado, já se encontra a 10 pontos de distância do Nacional, 5º da tabela classificativa.
Este Leixões que chegou a comandar a classificação, passando depois, sucessivamente, para segundo, terceiro, quarto, quinto e sexto, foi a grande revelação da primeira volta do campeonato, jogando bom futebol e fazendo a vida cara aos três grandes, ganhando mesmo em casa do FCP e do SCP e empatando no estádio do SLB.
Porém, na segunda metade do campeonato não manteve o mesmo nível exibicional e acabou por cair na classificação e, de certa forma, ceder esse seu protagonismo à equipa do Nacional que fez um campeonato equilibrado com excelentes exibições. Na luta pelo terceiro lugar, acabou por ganhar, em casa, na 27ª jornada, no confronto directo com o Benfica, de forma absolutamente justa por 3-1.
Já na cauda da tabela classificativa, embora teoricamente ainda estejam cinco equipas a lutar para não descer (Belenenses, Trofense, V. Setúbal, Rio Ave e Naval), parece-nos que apenas o Vitória de Setúbal poderá ser ultrapassado pelo dois últimos (Belenenses e Trofense), caso na próxima jornada, a jogar em casa com o Leixões, não seja capaz de construir uma vitória.
Quanto ao Belenenses (21 pts), a próxima jornada também vai ser decisiva, precisamente porque vai jogar em casa com um dos aflitos, o Rio Ave. Só a vitória lhe interessa, não só neste jogo como também na última jornada e mesmo conseguindo duas vitórias, não é certo que fuja à descida porque está dependente dos resultados do adversário que neste momento segue à sua frente na classificação com três pontos de avanço, o Vitória de Setúbal.
Já o Tirsense (24 pts), em boa teoria, ainda poderia ultrapassar o V. Setúbal (25 pts), Rio Ave (27 pts) e Naval (28 pts) mas parece-nos ter pela frente uma tarefa algo difícil, tanto mais que na próxima jornada vai defrontar o Futebol Clube do Porto.
No entanto, em futebol, desde que não haja batota, não há resultados antecipados e se nos lembrarmos que na última jornada empatou 2-2 com o Benfica, em Lisboa,tudo pode acontecer.
Agora que estamos praticamente no final da época desportiva 2008/2009, não podemos deixar de lamentar os inúmeros casos de arbitragem, com erros grosseiríssimos que prejudicaram umas equipas em benefício de outras, alterando a verdade desportiva e muito pior do que isso, alterando a ordem final da tabela classificativa.
Na próxima temporada desportiva, as entidades que regem a arbitragem, terão de encontrar soluções mais eficazes, para varrer dos nossos campos de futebol tão escandalosas situações, mesmo que para tal tenha que se cortar o mal pela raiz, irradiando sem contemplações, alguns péssimos profissionais.

Sem comentários: