domingo, 9 de janeiro de 2011

F. C. PORTO CAMPEÃO DA 1ª VOLTA


PINTO DA COSTA NÃO GOSTA DE GENTE ESTÚPIDA...

A equipa azul passeou a sua classe durante toda a primeira volta e se repetir a doze na segunda, já pode encomendar as faixas. Desta vez a vítima foi o Marítimo que encaixou 4-1.

A última jornada da primeira volta terminou sem grandes surpresas. O Porto goleou o Marítimo, no Dragão, o Sporting cumpriu a sua obrigação e arrancou uma preciosa vitória frente ao Sporting de Braga por 2-1 e o Benfica, na sua deslocação a Leiria, acabou por construir um resultado condizente com a sua exibição frente ao 4º classificado da Liga Sagres.

É indiscutível que o Futebol clube do Porto foi a melhor equipa da primeira volta, independentemente do favorecimento que teve de algumas arbitragens. Chegou ao final da primeira volta com oito pontos de avanço sobre o segundo classificado, o Benfica e tudo leva a crer que tal diferença será suficiente para chegar ao final da segunda volta na dianteira, sagrando-se de novo campeão.

Só não acontecerá tal desfecho se algo de anormal se passar nas suas hostes, porventura, a saída durante o mês de Janeiro de um ou dois dos seus jogadores mais influentes para o estrangeiro e, por outro lado, o Benfica melhorar as suas prestações e assegurar vitórias nos jogos que faltam.

É um cenário de difícil concretização mas em futebol tudo pode acontecer, desde que haja rigor e isenção nas arbitragens.

A grande desilusão relativamente à época anterir, é sem dúvida o Benfica, o campeão em título que logo nas primeiras quatro jornadas se viu praticamente arredado do título, perdendo 10 pontos para o rival FCP, mantendo, a partir daí a diferença de 8 pontos porque nunca mais perdeu e o Porto cedeu apenas um empate em Guimarães.

Mas se o Benfica desiludiu, o vice-campeão da época passada, o Sporting Clube de Braga, ainda conseguiu fazer pior, já que ocupa um modesto 7º lugar na classificação geral com 20 pontos, os mesmos do Olhanense que segue em 8º. O Braga que fez uma excelente época 2009/2010, não conseguiu manter o mesmo nível futebolístico e afundou-se na classificação.

Nesta Jornada, há que realçar a vitória da Naval 1º de Maio em Guimarães, na estreia de Carlos Mozer, do Olhanense no Rio Ave e do Vitória de Setúbal em Portimão. Naval e Portimonense já são os últimos, isolados, com 5 pontos de diferença relativamente ao 14º, o Rio Ave, com 14.

É certo que ainda há 15 jogos para disputar, toda a segunda volta mas tanto na frente como na cauda da tabela, começa a desenhar-se quem são os pretendentes.


Sem comentários: