domingo, 7 de novembro de 2010

AS ALTERAÇÕES DE JJ FORAM FATAIS


F. C. PORTO 5 - BENFICA 0

Quando verifiquei que Sá Viola não ia jogar, sendo substituído por Sálvio e que Sydnei ia jogar na defesa para que Fábio Coentrão pudesse actuar mais à frente e aproveitar a sua velocidade, logo me ocorreu que o confronto iria terminar em desastre. Francamente, tirar o Fávio de uma posição que vinha desempenhando com distinção para o colocar noutra onde não está rotinado e logo num jogo tão importante, é coisa que não lembra nem ao diabo. Jorge Jesus já na época anterior, num jogo para a Liga Europa, fez o mesmo tipo de experiência e deu-se mal, mesmo muito mal, pois levou 4-1 do Liverpool.

Inventar soluções milagrosas à 10ª jornada, é sinal de que o treinador ainda anda à deriva e não tem um onze padrão, o que é francamente mau. O Sá Viola, mesmo não tendo marcando golos até agora, é de extrema utilidade em campo, pela sua experiência e pela sua velocidade. Foi um erro crasso não entrar de início. Quanto a Fábio, só tinha mesmo que jogar a defesa esquerdo, como tem acontecido, aproveitando as suas boas prestações naquele lugar para dar solidez ao sector defensivo.

Jorge Jesus tem o péssimo hábito de ser teimoso e essa característica prejudica-o no desempenho da sua missão de treinador. Ele teima em fazer de César Peixoto titular e o homem não vale um caracol. Maxi Pereira anda numa forma sofrível e mesmo assim é titular.

De quem é a culpa da planificação do plantel para a época 2010/2011? O treinador não tem nada a ver com isso? Ou pelo contrário, fez más escolhas?

O Benfica desta época, não tem nada a ver com o Benfica da época transacta. Desaprendeu de jogar à bola e o resultado está à vista: em 10 jornadas perdeu 4 vezes e vai a 10 pontos do Futebol Clube do Porto!

No final da primeira parte, o F. C. Porto já vencia por 3-0 e teve mais algumas oportunidades para marcar. O Benfica não ofereceu qualquer resistência, foi completamente inofensivo a defender e a atacar pois durante toda a primeira parte, não teve uma oportunidade de golo.

Já no jogo anterior para a Liga Europa, o Benfica sofreu 3 golos em 15 minutos e hoje, no clássico, sucedeu quase a mesma coisa. Esta equipa do Benfica não tem classe, não tem valor para frequentar a alta roda do futebol europeu. Vai concerteza ser afastado da fase seguinte da Champions e se passar à Liga Europa, não tem qualquer chance de ter sucesso. Mesmo a nível doméstico, dificilmente chegará ao final do Campeonato em 2º lugar.

O jogo de hoje prova que o Benfica é uma equipa vulgaríssima, sem chama e sem talento que sofre uma goleada humilhante de 5-0, proeza que a equipa portista ainda não tinha feito esta época.

É inacreditável o suicídio colectivo que o grande treinador JJ montou no palco do Dragão. Já tinha visto esta época jogos decepcionantes, onde mesmo assim, a equipa ainda deu alguma réplica mas no jogo de hoje, valha-me Deus que pobreza bendita! O que é que andavam a fazer os jogadores do Benfica em Campo? Não pressionaram, não atacaram, não defenderam e até se atrapalharam uns aos outros. 5-0, frente ao Porto, é humilhante e vergonhoso, tal como é vergonhoso ouvir o treinador dizer que "qualquer que seja o resultado, não é decisivo, pois ninguém é campeão à 10ª jornada".

Oiça lá ó Senhor JJ: quem leva 10 pontos de vantagem à 10ª Jornada, tem todas as condições para ser campeão e agora ainda com mais razão porque até cilindrou o 2º classificado por cinco bolas a zero! Além disso, uma equipa que sofre 4 derrotas em 10 jornadas, vai concerteza perder mais vezes, não tendo por isso capacidade para atrapalhar quem vai merecidamente em primeiro lugar. Não diga disparates. Se não pode dizer aquilo que pensa, então é melhor ficar de boca calada.

Dou-lhe um conselho: vá treinando uma boa táctica para o próximo campeonato porque o deste ano já tem dono. Ensine os seus meninos a correr, a pressionar, a defender, a atacar e a lutar desde o primeiro até ao último apito do árbitro e talvez dessa forma tenha possibilidade de fazer melhores resultados. Como está a jogar a equipa actualmente, nem na Divisão de Honra teria sucesso.

Ou então continue a fazer experiências sobre experiências, pode ser que um dia a sorte lhe sorria.

Sem comentários: