sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O TODO PODEROSO BARCELONA?!?!?!


SUPERTAÇA EUROPEIA
Barcelona, 2 - F. C. Porto, 0
O Barcelona é uma equipa que domina o adversário, qualquer adversário, de forma avassaladora e confragedora.
Hoje, frente à equipa portuguesa do Futebol Clube do Porto, não foi diferente. O Barcelona dominou de forma bem visível os azuis e brancos e teve uma posse de bola muito superior.
Há, porém, um comportamento por parte das equipas de arbitragem que dirigem os encontros em que participa o Barcelona que me intriga, já que a equipa Blaugrana beneficia, jogo após jogo, de favorecimentos escandalosos e que deviam ser travados pelos dirigentes da UEFA.
É escandaloso que os jogadores do Barcelona protestem as decisões da equipa de arbitragem, de forma espalhafatosa e nada lhes aconteça; é escandaloso que os jogadores do Barcelona simulem toda a espécie de faltas, inclusivé grandes penalidades e nada lhes aconteça; é escandaloso que uma boa parte das faltas praticadas pelos jogadores do Barcelona sobre os adversários não sejam assinaladas, inclusivé grandes penalidades. Este comportamento não é admissível. O Barcelona é uma grande equipa de futebol, dizem que a melhor do mundo e não se compreende esta protecção descarada da arbitragem espanhola, europeia e mundial.
Desta anormal situação resulta que faltas de todo o tipo, foras de jogo, grandes penalidades, cartões amarelos e vermelhos, expulsões, são administradas pelas equipas de arbitragem de maneira completamente diferente. As mesmas infracções só são assinaladas aos adversários e estas situações acontecem inúmeras vezes ao longo do jogo.
Hoje, com o Futebol Clube do Porto não foi diferente, o Barcelona foi beneficiado pela arbitragem. Os jogadores pedem falta e o árbitro faz-lhes imediatamente a vontade. Assim, o Barcelona vai continuar a somar vitórias e a conquistar títulos.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

PRIMEIRO OBJECTIVO CUMPRIDO


BENFICA, 3 - TWENTE, 1

IMAGEM RETIRADA DO GOOGLE

Witsel esteve poderoso e imperial e marcou dois magníficos golos
.
Notam-se ainda muitas lacunas neste Benfica de início de época.  Falta sincronização e harmonia na equipa e, por isso mesmo, o último passe, não sai perfeito e a bola acaba por ser chutada sem direcção, acabando por não acertar na baliza. Por outro lado, há também ainda uma má ocupação dos espaços dentro do campo e, muitas vezes, a bola perde-se ou vai para o adversário porque não está nenhum jogador naquela área do terreno de jogo. Só assim se compreende que o Benfica tenha precisado de 135 minutos para ganhar vantagem na eliminatória sobre o Twente. Em circunstâncias normais, os encarnados teriam ganho na Holanda e resolvido no terreno do adversário a eliminatória.
.
De qualquer forma, o primeiro objectivo da época está conseguido: vencer as duas eliminatórias de apuramento para a fase de grupos da Champions. Esta pequena proeza, dá ao Benfica a oportunidade de arrecadar uma verba significativa, mas dá-lhe também o ensejo de se mostrar na mais importante prova mundial, a nível de clubes, onde é possível valorizar o plantel e ganhar prestígio, dentro e fora do País.
Nesta eliminatória, o Benfica fez dois jogos razoáveis mas para conseguir grandes feitos na fase de grupos, terá que melhorar muito, a todos os níveis: físico, técnico e táctico.
.
Dos reforços contratados, parece-me que apenas três ou quatro se deverão impôr na equipa principal mas ainda é cedo para falar deste tema com alguma certeza. De todos os reforços, aquele que me parece ter o lugar mais garantido, pelo que já fez, parece ser Artur, eu diria mesmo REI ARTUR, dadas as excelentes e corajosas intervenções, na defesa da baliza encarnada.
.
Gostava que esta noite, as equipas portuguesas fossem capazes de ultrapassar os seus adversários na Liga Europa mas parece-me uma missão algo difícil, pelo menos no que diz respeito ao Vitória de Guimarães que perdeu 2-0 na primeira mão com o Atlético de Madrid.
.
De referir ainda que o sorteio reservou ao Benfica o grupo C, com Manchester United (Inglaterra), Basileia (Suíssa), e Otelul Galati (Roménia); já o Futebol Clube do Porto ficou no grupo G, juntamente com o Shahktar (Ucrânia), Zenit (Rússia) e Apoel (Chipre).
.
Boa sorte para a fase de grupos e boa sorte também para as equipas que esta noite vão disputar o apuramento para a Liga Europa, Sporting, Braga, Guimarães e Nacional.

domingo, 14 de agosto de 2011

VIRA O DISCO E TOCA O MESMO!!!


Vira o disco e toca o mesmo, já que nada mudou relativamente ao Campeonato passado. O Porto começou a ganhar e Benfica e Sporting entraram a empatar, os encarnados em Barcelos, no reduto do Gil Vicente, 2-2 e o Sporting, em casa, perante a sua massa associativa, contra o Olhanense, 1-1.
O Porto, com maior ou menor dificuldade, acaba por ganhar quase sempre os seus jogos e em poucas jornadas consegue amealhar preciosa diferença pontual que depois gere com toda a tranquilidade, ao longo do campeonato.
De facto, Benfica e Sporting uniram-se para facilitar a vida ao rival F. C. Porto e, na última época, até parece que apostaram a ver qual fazia pior figura. Os dois clubes de Lisboa acabaram a época a mais de 20 pontos dos azuis e brancos e permitiram-lhe que ganhasse todas as competições em que participou, a nível nacional e europeu, com excepção da Taça da Liga que foi ganha pelo Benfica.
Com toda esta previsibilidade, as competições nacionais acabam por ter muito pouco interesse pois os adeptos dos outros clubes perdem a motivação e não vão aos estádios.
Não deixa de ser frustrante para os adeptos dos grandes clubes ver as suas equipas que custaram milhões, fazer figuras tristes perante adversários com orçamentos infinitamente mais pequenos.
É certo que ainda a procissão vai no adro mas também é verdade que pelo andar da carruagem se vê quem vai dentro dela.
Seria bom para o F. C. Porto mas muito mau para o Futebol Português que o Campeonato que agora se iniciou lhe permitisse tantas facilidades como o anterior.
A ver vamos como diz o cego.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

ULTRAPASSADO O PRIMEIRO OBSTÁCULO

BENFICA/TRABZANSPOR, 2-0
TRABZANSPOR/BENFICA, 1-1
.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
.
.
Uma derrota com o Trabzanspor da Turquia e a consequente eliminação do apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, seria o pior cenário para os encarnados, com consequências imprevisíveis, neste início de época 2011/2012.
.
Porém, isso não aconteceu, a equipa portuguesa foi a Ankara arrancar um empate (1-1) e só não ganhou porque foi demasiado perdulária ao longo de toda a partida e no lance do golo turco, Luisão e Emerson falharam a intercepção da bola que sobrou para Paulo Henrique facturar ao segundo poste.
.
O Benfica foi superior ao Trabzanspor nos dois jogos e a passagem à terceira eliminatória de apuramento para a fase de grupos da Champions foi merecida.
.
A equipa está em formação e procura um melhor entrosamento mas dá para perceber que existe matéria prima de boa qualidade para formar uma equipa competitiva a nível nacional e internacional.
.
Há jogadores que começam a dar nas vistas e a destacar-se no grupo mas é cedo para elogiar e falar em nomes. Vamos aguardar pelos próximos compromissos e tirar as devidas ilacções.