terça-feira, 7 de setembro de 2010

NÃO HÁ PACHORRA!!! DE MAL A PIOR


NORUEGA 1 - PORTUGAL 0

...E ao Chipre seguiu-se a Noruega. Os nórdicos, moralizados com a excelente exibição da equipa portuguesa frente aos cipriotas, não enjeitaram a oportunidade de vencer Portugal pela primeira vez. Até ao dia de hoje, os confrontos saldavam-se em 6 vitórias lusas e 2 empates.

Os erros cometidos em Guimarães, foram repetidos na Noruega e até o guarda-redes voltou a cometer uma grande fífia e, de certa forma, a oferecer a vitória de mão-beijada aos nórdicos que não se fizeram rogados e aproveitaram a oferta.

Esta equipa que iniciou a fase de apuramento para o Europeu 2012 é vulgaríssima. Talvez o Benfica ou o Futebol Clube do Porto fossem capazes de fazer melhor contra o Chipre e Noruega. Até alguns jogadores consagrados que já fizeram grandes jogos pela Selecção, estão a actuar de forma medíocre, cometendo erros em demasia.

Pessoalmente, estou desmotivado com esta Selecção e nem sequer tenho vontade de seguir os jogos pela televisão porque está a jogar feio, devagarinho e com medo, motivo pelo qual os sectores ficam tão afastados, dando ao adversário espaço de manobra para poder construir jogadas de ataque e, ao mesmo tempo, nota-se também uma grande ineficácia a impedir o opositor de jogar e a roubar-lhe a bola.

No tempo de Scolari não falhava um jogo e estava sempre ansioso que chegasse o dia e a hora porque era uma equipa que normalmente jogava bem e ganhava. Hoje existe uma diferença muito grande de comportamento em campo, os atletas jogam sem grande entusiasmo e motivação e nestas circunstâncias, os resultados não poderiam ser muito diferentes.

Dois jogos jogados e 1 ponto conquistado, em casa, com o Chipre, em consequência de um resultado histórico 4-4. E tudo isto, não faz demitir em bloco a Direcção da Federação? Haja decoro meus Senhores! Os interesses do País e da Selecção Nacional não estão acima dos vossos interesses e dos vossos tachos?

Ronaldo é meia Selecção? Claro que não podemos analisar assim as coisas mas que o homem faz falta, isso é notório. Com ele em campo, sempre marcado por mais que um adversário, os colegas de equipa ficam com mais espaço para poderem visar a balisa. Ronaldo faz falta mas Pepe e Bosingwa também têm lugar no onze.

O jogo de hoje deu para ver que a equipa portuguesa raramente se aproximou com perigo da grande-área contrária porque não tem velocidade e os avançados estão sempre muito desamparados já que o meio-campo e a defesa não sobem o suficiente, talvez por temerem sofrer golos em contra-ataque. E uma equipa quando não tem confiança, não é capaz de jogar apoiada e colocar em campo todas as suas potencialidades. Deixem de jogar com medo e entrem em campo com um único objectivo de ganhar, carregando sobre o adversário durante os 90 minutos, não lhe dando um minuto de tréguas e vão ver que os resultados começam a ser diferentes.

Bem vistas as coisas, a equipa portuguesa até teve mais posse de bola mas só isso, não criou grandes oportunidades de golo e as poucas que apareceram, ao longo do jogo, foram desperdiçadas.

O Eduardo necessita de readquirir a confiança com que esteve no Mundial e transmitir confiança aos companheiros. Este início de apuramento para o Europeu foi muito mau e só espero que não deixe marcas.

Sem comentários: