quarta-feira, 22 de setembro de 2010

COM TRANQUILIDADE..., PAULO BENTO


O folhetim Carlos Queiroz ainda não terminou, longe disso, mas o problema da sua sucessão, depois de algumas peripécias rocanbolescas pelo meio, parece estar resolvido.

O que eu de facto não entendi foi a tentativa do Senhor Madail contratar José Mourinho para orientar os próximos dois jogos da Selecção. Passaria pela cabeça do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol que a Directoria do Real Madrid autorizaria tal bizarria? Seria possível que um dos maiores e mais prestigiados Clubes do Mundo autorizasse o seu treinador principal a orientar outro Clube, simultaneamente, ainda que esse outro Clube fosse a Selecção do seu País?

Eu creio que Madail nunca acreditou em tal possibilidade e que esta iniciativa não passou de uma manobra de diversão para enganar os tolos e ganhar algum prestígio à custa de tal publicidade. Na verdade, é bem possível que esta iniciativa não tenha passado de um bem planeado golpe publicitário para retocar a sua imagem, numa provável candidatura a novo mandato federativo.

Esse bluf foi, de certa forma, sustentado pelo próprio Mourinho que deixou transparecer para a opinião pública que estaria disposto a orientar a equipa das quinas nos próximos dois jogos, tendo até mostrado algum desagrado pela posição assumida pelo Presidente do Real Madrid, Florentino Peres, desagrado que acabou depois por desmentir, afirmando que compreende perfeitamente a tomada de posição do seu Presidente que lhe paga para treinar exclusivamente o Real Madrid.

Acabada a polémica Mourinho, acabou por ser o jovem treinador Paulo Bento o eleito do Presidente Madail e dos órgãos federativos, convencidos que estão que se trata da pessoa certa para salvar o Europeu 2012 e recuperar a sua reputação.

Pessoalmente, reconheço-lhe valor suficiente para treinar a Selecção Portuguesa mas acho que chegou ao cargo cedo demais. Oxalá ele consiga colocar a equipa de todos nós na senda das vitórias e voltar a mobilizar e a empolgar os portugueses com exibições brilhantes e convincentes.

Que a era Paulo Bento faça esquecer bem depressa a era Carlos Queiroz pois isso seria um bom indício de sucesso.

Claro que havia muita coisa para dizer sobre o novo treinador mas penso ser mais sensato esperar pelos próximos resultados, já da sua responsabilidade, para avaliar, com tranquilidade, o seu trabalho.

Espero que Paulo Bento, com a tranquilidade que lhe conhecemos consiga levar a nau a bom porto e, consequentemente, apurar a equipa das quinas para a fase final do europeu de 2012.

BOA SORTE, PAULO BENTO.

Sem comentários: