domingo, 28 de fevereiro de 2010

O LEÃO VENCEU O DRAGÃO




SCP 3 - FCP 0

Quem havia de dizer!!! O Sporting fez gato sapato da equipa que há bem pouco tempo lhe tinha infligido uma pesada derrota, nos quartos-de-final da Taça de Portugal, por 5-1.

Eu sei bem que em futebol não há vencedores antecipados e que em muitas circunstâncias, as equipas em pior momento de forma, acabam por se superar e galvanizar nos grandes jogos, acabando por sair vencedoras.

É claro que o Sporting já tinha dado um ar da sua graça no jogo dos dezasseis avos-de-final da Liga Europa, ao eliminar a equipa inglesa do Everton, perdendo em Inglaterra por 2-1 e vencendo em Alvalade por 3-0.

Mesmo assim, ninguém estaria à espera, nem mesmo a maioria dos adeptos, que a equipa leonina chegasse tão facilmente à vitória frente à equipa do Futebol Clube do Porto que como todos nós sabemos, é uma boa equipa, sempre difícil de bater.

Este resultado é desastroso para o clube azul e branco que fica a 9 pontos de distância do líder Benfica e praticamente afastado do título quando faltam ainda nove jornadas para o final. Mas com esta escorregadela, o clube nortenho, dada a magnífica prestação que o Sporting Clube de Braga vem tendo na Liga Sagres, está em risco de não conquistar sequer o segundo lugar, pois os minhotos continuam firmes no segundo lugar da tabela classificativa, com oito pontos de vantagem, sendo sem dúvida uma margem muito confortável para tentar gerir o segundo lugar até ao final.

Se tal acontecer, uma equipa que tem entrado todos os anos directamente na Champions League, ficará arredado dessa importante competição e, ao mesmo tempo, acumulará também prejuízos consideráveis, resultantes das avultadas receitas dessa competição que não vão ser contabilizadas na próxima época.

No início da época, poucos desportistas vaticinariam que o Futebol Clube do Porto chegasse à 21ª jornada em 3º lugar, a 9 pontos do líder e a 8 do 2º lugar, quase arredado do título e seria quase impensável que em 21 jornadas nunca tivesse ocupado o 1º lugar, rotina que era habitual nas épocas anteriores. Isto quer dizer que a nível nacional, a equipa do FCP perdeu alguma hegemonia e deixou de ser aquele conjunto dominador.

Nas últimas duas décadas, o Porto dominou a seu bel-prazer as competições nacionais e os números não deixam dúvidas: conquistou um penta-campeonato e estava a um título do segundo, para além de ter arrecadado a maioria dos outros títulos.

Será que o ciclo vitorioso do FCP chegou ao fim e vai agora entrar numa fase de travessia do deserto como aconteceu com os seus rivais de Lisboa, o Benfica e o Sporting?

Se isso vier a acontecer, então adivinham-se tempos difíceis para o Futebol Clube do Porto que não soube aproveitar todos estes anos de vacas gordas para acautelar financeiramente o Clube e evitar que na próxima época, venha a ter problemas graves devido à previsível falta de receitas.

Quanto ao Sporting que esta época tem estado francamente mal, ocupa o 4º lugar na tabela classificativa, a 20 pontos do líder, posição na qual deve permanecer até ao final do campeonato, dada a grande distância que se verifica para o 3º lugar, 11 pontos, o que mesmo assim ainda lhe permitirá entrar na Liga Europa.

Hoje, o Sporting demonstrou frente ao FCP uma capacidade futebolística que tem estado arredada das suas exibições e, por isso mesmo, venceu categoricamente por 3-0 e vingou a última derrota no Dragão por 5-1.

Os marcadores dos golos foram Yannick Djaló, aos 6 minutos, Izmailov aos 45 e Miguel Veloso aos 47.

O Benfica beneficiou com este resultado porque neste momento só tem um concorrente ao título com quem tem que se preocupar, o Sporting Clube de Braga.

Sem comentários: