
À décima jornada, o Sporting Clube de Braga, sem dúvida a grande surpresa do primeiro terço da Liga Sagres, sofreu a primeira derrota e logo no derby minhoto, um jogo cheio de rivalidades que gostaria de ter ganho, depois de ter vencido, sucessivamente, Sporting, Porto e Benfica.
Em 10 jogos disputados, averbou 8 vitórias, 1 empate e 1 derrota.
Em futebol, a lógica nem sempre funciona e, neste caso, assim aconteceu mais uma vez. O Braga estava no comando da Liga, invencível e o Guimarães seguia praticamente na cauda da classificação, com 7 pontos, os mesmos do penúltimo classificado, o Olhanense. É esta incerteza no resultado que faz do futebol um desporto emocionante, vibrante e atractivo.
Sobre o jogo, rezam as crónicas que o Vitória dominou na primeira parte e o Braga esteve melhor na segunda, só que no período em que dominou a equipa vimaranense marcou um excelente golo por Desmarets, bem servido por Nuno Assis e o seu adversário não conseguiu marcar.
Na jornada anterior tinha ganho ao Benfica e festejado efusivamente a vitória mas nesta jornada calhou-lhe a sorte dos encarnados e saíram do campo cabisbaixos e sem qualquer ponto conquistado, deixando o primeiro lugar à mercê do Benfica, embora em igualdade pontual mas para isso terá que ganhar, no seu estádio, à Naval 1º de Maio.
Rezam também as crónicas que terá ficado uma grande penalidade por marcar a favor do Vitória, por mão de Evaldo e que no Cômputo geral, o jogo acabou por ser equilibrado e que não escandalizaria ninguém se o resultado tivesse sido um empate.
Uma outra nota para dizer que mesmo tratando-se de um derby importante do Minho, o estádio ficou muito aquém da sua lotação, o que demonstra que só o Benfica tem capacidade de fazer esgotar a lotação de Braga e Guimarães quando ali joga constituindo, sem dúvida, um fenómeno único no País, o que prova que continua a ser o Clube que mais adeptos e simpatizantes mobiliza para os jogos. Até por isso, o Benfica merecia um pouco mais de respeito, não só dos clubes que beneficiam das receitas que lhes proporciona mas também dos Órgãos que regem o Futebol e o Desporto em geral.
A Liga Sagres ainda vai no Primeiro terço e ainda vai haver mais desaires dos principais candidatos ao título. Irá ganhar aquele que somar menos desaires. Lá para finais de Fevereiro, se algum se destacar, já se poderá dizer algo sobre quem pode ser o vencedor.
Sem comentários:
Enviar um comentário