quinta-feira, 19 de novembro de 2009

PORTUGAL COLOCOU A SELECÇÃO BÓSNIA EM SENTIDO

Portugal realizou em Zenica um excelente jogo, não obstante o estado deplorável do rectângulo, um autêntico baldio lamacento e sem relva, o qual dificultou a maior valia técnica dos nossos jogadores. Mesmo assim, o inferno de Zenica não atormentou a equipa lusa e se inferno houve, foi para os próprios jogadores bósnios que não tiveram arte nem engenho para se impôr perante a forte e determinada equipa portuguesa.

Portugal foi um conjunto sóbrio e unido, verdadeiros guerreiros que lutaram com bravura e venceram por resultado bastante escasso, uma vez que tiveram uma boa meia dúzia de soberanas ocasiões para marcar e que só não resultaram em golo porque o estado do terreno não permitiu.

É claro que o apuramento podia e devia ter sido menos sofrido mas também é bom que se diga que Portugal demonstrou ser a melhor equipa do seu Grupo de apuramento e só por imponderáveis que acontecem muitas vezes no futebol, não conquistou mais três ou quatro pontos e ficou em primeiro lugar.

Na primeira parte a equipa das quinas esteve mais empenhada e concentrada a defender e sejamos justos, fê-lo com mestria, não dando qualquer chance ao adversário para marcar ou criar perigo mas na segunda parte, apercebendo-se da incapacidade dos bósnios e após o golaço de Meireles, Portugal demonstrou no rectângulo de jogo que é muito melhor que a Bósnia e que mereceu o prémio de estar presente na fase final do Campeonato do Mundo da África do Sul.

Os bósnios enveredaram desde o primeiro momento do encontro por entrar durinho e o Juiz da partida, o italiano Roberto Rosetti, o mesmo que apitou na Dinamarca e não viu dois penalties a favor de Portugal, permitiu-lhes entradas à margem da lei nos primeiros 25/30 minutos de jogo mas depois acertou o passo e começou a marcar as respectivas faltas e a punir os infractores, daí resultando a amostragem de seis cartões amarelos e um vermelho.

Para este embate final, até o treinador, honra lhe seja feita, esteve ao seu melhor nível porque optou por Tiago em vez de Deco, muito mais tecnicista e o relvado não lho permitia e depois porque fez alinhar Paulo Ferreira, um jogador experientíssimo neste tipo de confrontos internacionais decisivos e escaldantes, em vez de Miguel, que sendo embora um bom jogador, ataca melhor do que defende e tem menos experiência.

Em suma, a Selecção demonstrou neste jogo uma grande maturidade e também uma forte subida de rendimento, tal como se vinha verificando nos últimos jogos. Temos equipa para disputar o Mundial com sucesso visto que tem valor e classe para ganhar a qualquer adversário de nível mundial.

Há jogadores que estão agora a atingir a sua forma e que não estiveram muito bem na fase de apuramento mas quando chegar a fase final, a equipa vai estar no seu melhor e, nessa altura, também já vai poder contar com o contributo do melhor jogador do Mundo que vai estar no mundial em grande forma e ajudar a sua Selecção a brilhar.

Para a posteridade, ficam a constar os heróis deste jogo: Eduardo, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Duda, Pepe, Raul meireles, Tiago, Nani, Simão e Liedson.

Substituições: Edinho entrou para o lugar de Nani aos 73 minutos, Deco ocupou a posição de Simão aos 80 minutos e Miguel Veloso rendeu Liedson já para além dos 90 minutos.

Destacar nomes na exibição da equipa seria injusto porque todos se entregaram ao jogo com alma e coração e todos fizeram uma grande exibição.

Parabéns Portugal e parabéns aos atletas que participaram em mais este brilharete.

Sem comentários: