sábado, 1 de agosto de 2009

CRÍTICAS IMPRUDENTES E DASAJUSTADAS


Domingos Paciência cometeu uma grave imprudência ao ousar criticar o ex-treinador do Sporting Clube de Braga, dizendo que podia ter feito melhor e que ele se propunha alcançar melhores resultados.
Ousadia em palavras, não falta a este jovem treinador, permitindo-se censurar o brilhante trabalho realizado por Jorge Jesus à frente dos minhotos. Para fazer melhor que JJ, tem que dar muito aos pedais e eu não sei se vai ter capacidade e resistência para tanta pedalada.
Não sei se Domingos Paciencia tem noção de que JJ conquistou a Taça Intertoto (nunca antes tinha sido conquistada por uma equipa portuguesa), com 7 jogos, 7 vitórias, 17 golos marcados e nenhum sofrido e chegou aos oitavos de final da Taça Uefa, tendo sido eliminado pelo gigante AC Milan, fora de casa, por escasso 1-0, praticamente já no tempo de descontos; no Campeonato Nacional ficou em 5º lugar mas todos os desportistas puderam constatar que fez grandes exibições, que se bateu de igual para igual com os grandes e que teve algumas razões de queixa no capítulo da arbitragem que o impediram de ter conseguido pelo menos o 4º lugar, logo a seguir aos três grandes.
Só por maldade, mesquinhês ou irresponsabilidade, se pode acusar o técnico JJ de que podia ter feito melhor ao serviço do Sporting de Braga, sabendo-se que o homem não gosta de perder nem a feijões e que profissionalmente é um exemplo de dedicação ao trabalho e que deu tudo quanto pode e sabe ao serviço dos clubes que treinou.
Ou me engano muito, ou Domingos Paciência vai pagar um preço muito alto pelas declarações irreflectidas que fez, em primeiro lugar porque não entrou com o pé direito em Braga, não tem a experiência e o currículo do seu antecessor e até já soma alguns desaires bem desagradáveis; e em segundo lugar porque não é fácil armar uma equipa e fazê-la jogar com a qualidade e a intensidade com que o Braga actuou durante a época 2008/2009.Domingos Paciência, ainda no início da sua carreira de treinador, andou muito mal ao embirrar com o actual Técnico do Sport Lisboa e Benfica. É claro que as acções ficam com quem as pratica mas não se justificava esta indelicadeza e esta apreciação negativa ao trabalho do ex-treinador do Braga.
Agora, Domingos Paciência já sabe que não superando os objectivos alcançados pelo seu antecessor, a sua época desportiva constituirá um fracasso e que receberá duras críticas por ter ousado criticar Jorge Jesus.
Nesse sentido, o actual Técnico do SCB, vai ter já na próxima semana a sua primeira grande prova de fogo, na deslocação que vai fazer à Suécia para defrontar o IF Elfsborg na segunda pré-eliminatória de acesso à Liga Europa.
Se nos lembrarmos que na primeira mão a equipa sueca venceu em Braga por 2-1, não será demais imaginar-se que Domingos Paciência irá ter uma tarefa nuito complicada para ultrapassar esta eliminatória na próxima 5ª feira.

Sem comentários: