terça-feira, 13 de abril de 2010

O BENFICA TEM O TÍTULO À DISTÂNCIA DE 6 PONTOS


Teve lugar esta noite, 13 de Abril de 2010, mais um clássico lisboeta entre o Benfica e o Sporting. Este era muito especial porque o Sporting ocupava na tabela classificativa o 4º lugar, a 23 pontos de distância do rival e líder Benfica.

Diz-se que normalmente ganha nos derbis a equipa que se encontra em pior momento de forma, porque os atletas se agigantam e se superam, anulando a diferença competitiva existente entre as equipas.

De certa forma isso aconteceu na primeira parte porque o Sporting foi mais perigoso e esteve mais próximo de marcar. Porém, graças ao acerto da defesa encarnada, tal não aconteceu e as equipas foram para o intervalo empatadas.

Notou-se que o Benfica reagiu nos últimos 10 minutos da primeira parte e o segundo tempo veio confirmar essa reacção, para a qual muito contribuiu a troca de Eder Luis por Aimar. De facto, com a entrada de Aimar na segunda parte, o Benfica cresceu e passou a ter o ascendente que o Sporting teve na primeira parte.

O golo acabou por surgir aos 67 minutos, através de Cardozo que já estava para ser substituído por se encontrar lesionado e o resultado foi definitivamente confirmado por Aimar, 10 minutos depois, aos 77 minutos, acabando o Benfica, a partir desse momento, por jogar mais cautelosamente, com o objectivo de preservar o resultado.

O Benfica com esta importante vitória, fica muito mais próximo de cumprir o seu primeiro objectivo da época: ser campeão nacional. Ficam a faltar 4 jornadas e 12 pontos em disputa. Como leva 6 pontos de vantagem sobre o segundo, o Benfica está à distância de duas vitórias da conquista do Campeonato, caso o segundo classificado também ganhe todos os seus jogos.

Esta época tem-se notado uma grande atitude em campo por parte dos jogadores do Benfica, de todos e, por isso, é sempre ingrato distinguir a prestações individuais.

No final do jogo, Costinha, Director Desportivo do Sporting foi à sala de imprensa para se referir à arbitragem, pedindo à comunicação social que avaliasse o lance de Luisão sobre Liedson que lhe valeu um cartão amarelo e os lances em que o João Pereira e o Izmailov foram expulsos e pediu mais respeito para com a Instituição Sporting e os seus atletas.

Num jogo em que o resultado é justo e limpo, não nos parece que tenha sido muito oportuna esta intervenção de Costinha que bem podia ter evitado esta exposição.

Esta vitória do Benfica demonstra que se alterou a tendência da última época em que invariàvelmente era derrotado nos derbis com o Sporting e o Futebol Clube do Porto e que está realmente muito melhor.

Sem comentários: