
A penúltima jornada da Liga Sagres pode consagrar o Benfica Campeão, caso consiga um resultado positivo no Dragão. Um empate é suficiente para os adeptos benfiquistas festejarem a conquista de mais um campeonato.
A tarefa, à primeira vista, não parece fácil, já que o Futebol Clube do Porto, arredado do título e provavelmente também da Liga dos Campeões, ferido no seu orgulho, tudo fará para que a festa não seja feita no seu estádio e com o seu contributo.
Mesmo assim, eu arrisco um resultado positivo, talvez um empate com golos (1-1), já que a equipa encarnada tem valor, presentemente, para ganhar ao Futebol Clube do Porto, tal como aconteceu na primeira volta e na final da Taça da Liga.
O ambiente no estádio vai estar ao rubro e os adeptos encarnados que se cuidem porque poderão ser vítimas de represálias por parte daqueles que não respeitam o desporto.
Que ao menos o jogo dentro das quatro linhas seja disputado com fairplay e desportivismo e decorra sem incidentes desagradáveis. Também é desejável que a equipa de arbitragem tenha uma actuação sóbria e isenta e no final que ganhe a equipa que durante os noventa minutos melhor jogou.
Acredito que o Benfica festejará o título nesta penúltima jornada mas se isso não acontecer não acontecerá drama nenhum, já que na última jornada terá essa oportunidade frente ao Rio Ave, no seu estádio e perante o seu público.
Hoje tive oportunidade de ver a meia-final da Liga Europa, entre o Liverpool e o Atlético de Madrid e, contra as minhas expectativas, a equipa espanhola conquistou o direito de disputar a final, eliminando os ingleses, com uma vitória em casa por 1-0 e uma derrota fora por 2-1.
Ao ver este jogo, não pude deixar de pensar que o Benfica tinha todas as condições para estar na final mas a verdade é que fez um péssimo jogo em Inglaterra, permitindo um resultado que até certo ponto não seria de imaginar. Foi pena porque me parece que das quatro equipas em prova que disputaram as meias-finais, o Benfica seria a mais forte.