Braga, 2 - Benfica, 1
O Benfica começou bem o jogo e até aos 40 minutos da primeira parte controlou perfeitamente a partida e conseguiu mesmo colocar-se na posição de vencedor aos 24 minutos, após um pontapé-livre fortíssimo de Carlos Martins que Artur não segurou e Sá Viola, na recarga fez o golo.
Imediatamente, após o golo encarnado, o árbitro Carlos Xistra, inacreditavelmente, transformou uma falta a favor do Benfica, num livre contra que deu o empate ao Braga, com grandes culpas para Roberto que estava adiantado e numa expulsão injusta e caricata de Jávi Garcia que ficou incrédulo perante a exibição do cartão vermelho.
Portanto, o minuto 40 foi a chave do jogo. Até aí o Benfica foi superior e controlou a partida e a partir daí, o Braga ganhou algum ascendente e deu a volta ao resultado, com a ajuda do desastrado Carlos Xistra que esteve pessimamente, tal como era de esperar, técnica e disciplinarmente.
Durante a primeira parte, os bracarenses fizeram uma série de faltas sobre os jogadores do Benfica e Xistra fez sistematicamente vista grossa. Faltas sobre Cardozo e Viola ou não eram marcadas ou eram convertidas ao contrário.
.
Veja-se a falta que deu origem ao cartão amarelo mostrado a Luisão e contabilizem as vezes que os jogadores do Braga foram perdoados por faltas iguais e ainda mais graves.
A equipa de arbitragem prejudicou também o Benfica ao assinalar dois foras-de-jogo erradamente. Num desses lances o Benfica marcou o seu segundo golo mas foi anulado. Maxi Pereira foi também amarelado num lance em que acerta em primeiro lugar na bola. Coentrão foi pontapeado por trás e o seu autor ficou impune e Cardozo sofreu uma falta gravíssima e o seu autor que já estava amarelado, continuou em campo. Em Portugal, muitos resultados são fabricados pelos árbitros. Pensei que eram abusos do passado mas afinal continuam a verificar-se todos os fins-de-semana.
Apreciem o lance da expulsão de Javi Garcia e digam-me se de facto esta arbitragem portuguesa não é uma palhaçada. O jogador do Benfica é que sofre falta mas porque o atleta do Braga fez teatro e o Banco do Braga saltou, gritou agressão e pediu a expulsão, o pau mandado do auxiliar Cardinal dá indicações para vermelho directo.
Ora, o Benfica a jogar em Braga, já por si bastante difícil e a ser descaradamente travado pelo árbitro, não poderia alcançar outro resultado que não fosse a derrota.
Este Xistra, nos jogos que arbitra do Benfica, arranja sempre destes enredos. Ainda estão lembrados do jogo em Guimarães? Eu lembro: um golo limpo anulado a Cardozo, um penalti não assinalado sobre Carlos Martins e, pelo menos, dois foras-de-jogo mal assinalados que podiam ter resultado em golo. O homem ou é mesmo anti-benfica militante ou então é incompetente e não tem capacidade para fazer melhor. Nesse caso, deve ser reformado prematuramente. Há concerteza noutros escalões inferiores, árbitros com mais categoria e também mais isentos.
Mas há uma pergunta que se impõe: depois daquela vergonhosa arbitragem que fez em Guimarães que retirou 3 pontos ao Benfica, porque carga d'água o sujeito foi nomeado para dirigir este jogo? Está à vista, para lhe subtrair mais 3 pontos. De que estavam à espera os dirigentes da arbitragem? Francamente!!!...... São mesmo uns anjinhos... coitados... Também merecem uma valente vassourada e o mais rapidamente possível.
Limpem a arbitragem de gente que ano após ano, época após época, é protagonista de arbitragens tendenciosas e que vergonhosamente se enganam sempre em benefício dos mesmos clubes.
Que não se permita que a nobreza que deve nortear o desporto, seja sistematicamente posta em causa por indivíduos sem escrúpulos e sem carácter. Haja alguém que seja capaz de pôr côbro a esta degradante situação.
Mercê deste resultado, já podemos avançar que a nove jornadas do fim do campeonato, está encontrado o vencedor. O Porto, com 11 pontos de avanço, já pode encomendar as faixas. Nos últimos 9 jogos, pode sofrer 5 empates ou 3 derrotas e 1 empate que mesmo assim é campeão.
Ao Benfica, resta-lhe lutar pela vitória na Taça da Liga, Taça de Portugal e liga Europa. Se conseguisse triunfar nestas três frentes, mesmo perdendo o Campeonato, faria uma época excepcional.
Força Benfica!!!