

QUAL VAI FESTEJAR?
Estamos a pouco mais de 24 horas da decisão do título de campeão nacional de futebol e chegam à última jornada duas equipas em condições de vencer, coisa rara desde há muitos anos e tal acontecimento é ainda mais surpreendente porque um dos candidatos é, nem mais nem menos, o Sporting Clube de Braga que fez uma época notável e repartiu a liderança ao longo do Campeonato com o Benfica.
O Benfica parte para a última jornada com três pontos de vantagem sobre o seu adversário e basta-lhe um empate para festejar o seu 32º título nacional, no actual formato, porque do antigo campeonato de Portugal ganhou as edições de 1929/30, 1930/31 e 1934/35. Já o Sporting de Braga, tem obrigatoriamente de vencer, para poder tirar proveito de uma eventual derrota dos encarnados.
É claro que em futebol tudo é possível mas parece-nos que a tarefa dos arsenalistas é muito difícil ou pelo menos mais difícil do que a do Benfica para chegar ao título. A equipa de Lisboa joga perante o seu público, no seu estádio, completamente lotado, frente à equipa de Vila do Conde, o sempre aguerrido Rio Ave. Tenho a certeza que os vilacondenses vão jogar a partida da sua vida, tentando arrancar uma grande exibição e se possível derrotar o Benfica e, dessa forma, entregar o título ao Clube minhoto, caso vençam o jogo da 30ª jornada, uma vez que em igualdade pontual, prevalecem os resultados entre ambas as equipas, uma vitória do Benfica por 1-0 e uma vitória do Sporting de Braga por 2-0.
Porém, uma vitória do Braga na Madeira frente ao Nacional, não será tarefa fácil, já que naquele estádio, apenas Benfica e Futebol Clube do Porto lá ganharam e este jogo também é muito importante para o nacional que pretende alcançar o 5º lugar e conquistar um lugar na Liga Europa, para além de querer ficar à frente do rival na classificação final, aproveitando a deslocação difícil do Marítimo ao Vitória de Guimarães.
Portanto, tudo indica que o Benfica irá ser campeão e o Sporting Clube de Braga um digno vice-campeão. No seu estádio e perante mais de 60 mil adeptos a puxar pela equipa, é natural que o Benfica vença o Rio Ave, com maior ou menor dificuldade, embora se reconheça que a briosa equipa do Rio Ave não baixará os braços e lutará pelo melhor resultado até ao apito final do árbitro.
Este é o cenário que prevemos mas não quer dizer que outro não possa acontecer. Se se desse o caso de todos os Santos se colocarem ao lado do Sporting de Braga e contra todas as expectativas os minhotos fossem campeões, por esse País fora, a festa seria imensa e intensa, já que aos adeptos do Sporting de Braga se juntariam os aficcionados do Futebol Clube do Porto e Sporting Clube de Portugal que ficariam imensamente felizes com o insucesso dos encarnados e a frustração dos seus milhões de adeptos. Não tenho dúvidas que a festa seria rija ao longo de toda a semana se o Benfica deixasse fugir a oportunidade de ser campeão. Estou a imaginar o gozo enorme dos anti-benfiquistas! A frustração de terem ficado em 3º e 4º lugares e de nem sequer se qualificarem para a Liga dos Campeões, seria rapidamente ultrapassada e de certa forma recompensada com a desgraça dos rivais.
Cabe à equipa do Benfica fazer o que tem que fazer dentro das quatro linhas e conquistar um resultado que permita aos benfiquistas fazer a festa do título.
Amanhã pelas 20 horas já se saberá tudo sobre o tema e o Marquês de Pombal vai ter que aturar mais uma vez, todos aqueles que ali pretendem celebrar a vitória do seu clube, sejam eles afectos ao Benfica ou ao Sporting de Braga.
Sem comentários:
Enviar um comentário