quarta-feira, 26 de maio de 2010

O MELHOR TREINADOR DO MUNDO É PORTUGUÊS


Se alguém ainda tinha dúvidas acerca de quem é actualmente o melhor treinador de futebol do Mundo, elas foram agora completamente dissipadas, depois da brilhante carreira do Inter de Milão na Champions League, ganhando categoricamente a final ao sempre poderoso Bayern de Munique e eliminando equipas de topo como o Chelsea e o Barcelona, ambas vencedoras dos campeonatos dos seus países.

José Mourinho não disputa finais, José Mourinho vence finais. Já leva duas Champions League e uma Taça UEFA, agora designada Liga Europa, para além da Taça Intercontinental, vários campeonatos e Taças dos respectivos Países por onde passou.

Mourinho é um jovem treinador português, com apenas 47 anos de idade. A continuar assim vitorioso, baterá todos os records já alcançados por outros treinadores, desde que se mantenha no activo por mais alguns anos.

O "Special One" criou um estilo próprio de que muitos colegas de profissão não gostam mas para os quais ele se está burrifando, respondendo-lhes à letra sempre que pretendem beliscá-lo. Não tem medo de falar e diz o que realmente pensa, desassombradamente. É um vencedor nato que estuda ao pormenor os adversários e sabe mexer nas suas equipas como mais ninguém. Por outro lado, tem uma grande capacidade de liderança, transmitindo ao grupo de trabalho disciplina, camaradagem e espírito de conquista. Só os invejosos atacam Mourinho, tentando denegrir a sua imagem e, ao mesmo tempo, olvidar o seu impressionante curriculum.

Há dias, José Mourinho, afirmava sem qualquer tipo de hesitação que não representa todos os portugueses mas tão somente aqueles que gostam dele, apreciam o seu trabalho e sentem orgulho com as suas conquistas. Diz que não representa aqueles portugueses que não se revêem nos seus êxitos e não gostam da sua maneira de ser.

Mais uma vez, o melhor treinador do Mundo foi sincero e frontal, não tendo dúvidas em afirmar que não representa todos os portugueses mas apenas aqueles que o apoiam.

Agora Mourinho vai treinar o gigante Real Madrid que este ano não ganhou nada na vizinha Espanha. Acredito que para o ano o Real Madrid vai ganhar títulos e fazer as delícias dos seus aficcionados porque José Mourinho nasceu para vencer.

Se antes já torcia pelo Real devido à presença do Cristiano, agora vou torcer muito mais e desejar que o Special One tenha muitos êxitos.

domingo, 9 de maio de 2010

FINALMENTE, CAMPEÃO


BENFICA
.
Aquilo que se previa, aconteceu. O Benfica venceu o último jogo da Liga Sagres e, por mérito próprio, conquistou o título de campeão nacional 2009/2010, o seu 32º.

A opinião que tínhamos transmitido na última crónica, em que prevíamos uma maior dificuldade para o Sporting de Braga na derradeira jornada, veio a concretizar-se. De facto, mesmo que o Benfica tivesse perdido o seu jogo, seria igualmente campeão, já que o Sporting Clube de Braga não foi além do empate frente ao Nacional, na sua deslocação à Madeira.

Mas ainda sobre o Sporting de Braga, salientar algumas importantes diferenças relativamente ao Benfica: ficou a 5 pontos de distância e marcou menos 30 golos (78/48), o que lhe valeu vencer muitos dos jogos pela margem mínima, muito sofridos e também, em algumas circunstancias, com muita sorte à mistura e uma ajudinha das arbitragens.

O final da época corresponde ao esperado porque de facto a equipa encarnada foi a mais esclarecida ao longo de todo o campeonato e a que melhor futebol praticou. Os jogadores tiveram uma atitude muito profissional e encararam todos os jogos com uma grande atitude.

No momento de festejar tão importante título, deve destacar-se a competência e o esforço de todos os dirigentes e atletas, não esquecendo também o grande apoio dos adeptos ao longo de toda a época.

No momento em que escrevo esta crónica, está a decorrer em todo o País e no estrangeiro um entusiástico festejo do título, com milhões de portugueses exteriorizando nas ruas a sua alegria.

Depois da vitória em campo, gostei das declarações proferidas pelos responsáveis do Clube. Luis Filipe Vieira disse que o título conquistado não é contra ninguém mas que é de todo o País e prometeu um Benfica ainda mais forte para a próxima época.

Todos aqueles que teimam em continuar a afirmar que o Benfica não é um justo campeão, acima de tudo demonstram que são facciosos e anti-desportistas e só têm olhos para ver as cores dos seus clubes ganhar a qualquer preço.

Mas é esta a mentalidade desportiva de uma boa parte dos portugueses e, nesse aspecto, não há nada a fazer.
.
Já quanto a Domingos Paciência, devia ter um pouco mais de respeito pela vitória do Benfica no Campeonato e não arranjar bodes expiatórios para as suas frustrações. O Sporting Clube de Braga alcançou um honroso segundo lugar mas o Benfica conquistou brilhantemente o primeiro lugar e há que lhe reconhecer esse mérito.
.
O Braga, nos próximos anos, não vai provavelmente conseguir outra proeza igual e é pena que os dirigentes e adeptos não estejam a saborear convenientemente este feito e se entretenham com mixuroquices maldizentes só para desvalorizar a grande vitória do Sport Lisboa e Benfica. Há que saber ganhar e perder. Há que reconhecer mérito a quem o merece.
.
Oxalá que esta onda de entusiasmo de milhões de benfiquistas possa contagiar todos os portugueses e contribuir para a recuperação económica do País que se encontra numa situação difícil há vários anos.




sábado, 8 de maio de 2010

ESTAMOS A 24 HORAS DA DECISÃO DO TÍTULO DE CAMPEÃO NACIONAL DE FUTEBOL


QUAL VAI FESTEJAR?

Estamos a pouco mais de 24 horas da decisão do título de campeão nacional de futebol e chegam à última jornada duas equipas em condições de vencer, coisa rara desde há muitos anos e tal acontecimento é ainda mais surpreendente porque um dos candidatos é, nem mais nem menos, o Sporting Clube de Braga que fez uma época notável e repartiu a liderança ao longo do Campeonato com o Benfica.

O Benfica parte para a última jornada com três pontos de vantagem sobre o seu adversário e basta-lhe um empate para festejar o seu 32º título nacional, no actual formato, porque do antigo campeonato de Portugal ganhou as edições de 1929/30, 1930/31 e 1934/35. Já o Sporting de Braga, tem obrigatoriamente de vencer, para poder tirar proveito de uma eventual derrota dos encarnados.

É claro que em futebol tudo é possível mas parece-nos que a tarefa dos arsenalistas é muito difícil ou pelo menos mais difícil do que a do Benfica para chegar ao título. A equipa de Lisboa joga perante o seu público, no seu estádio, completamente lotado, frente à equipa de Vila do Conde, o sempre aguerrido Rio Ave. Tenho a certeza que os vilacondenses vão jogar a partida da sua vida, tentando arrancar uma grande exibição e se possível derrotar o Benfica e, dessa forma, entregar o título ao Clube minhoto, caso vençam o jogo da 30ª jornada, uma vez que em igualdade pontual, prevalecem os resultados entre ambas as equipas, uma vitória do Benfica por 1-0 e uma vitória do Sporting de Braga por 2-0.

Porém, uma vitória do Braga na Madeira frente ao Nacional, não será tarefa fácil, já que naquele estádio, apenas Benfica e Futebol Clube do Porto lá ganharam e este jogo também é muito importante para o nacional que pretende alcançar o 5º lugar e conquistar um lugar na Liga Europa, para além de querer ficar à frente do rival na classificação final, aproveitando a deslocação difícil do Marítimo ao Vitória de Guimarães.

Portanto, tudo indica que o Benfica irá ser campeão e o Sporting Clube de Braga um digno vice-campeão. No seu estádio e perante mais de 60 mil adeptos a puxar pela equipa, é natural que o Benfica vença o Rio Ave, com maior ou menor dificuldade, embora se reconheça que a briosa equipa do Rio Ave não baixará os braços e lutará pelo melhor resultado até ao apito final do árbitro.

Este é o cenário que prevemos mas não quer dizer que outro não possa acontecer. Se se desse o caso de todos os Santos se colocarem ao lado do Sporting de Braga e contra todas as expectativas os minhotos fossem campeões, por esse País fora, a festa seria imensa e intensa, já que aos adeptos do Sporting de Braga se juntariam os aficcionados do Futebol Clube do Porto e Sporting Clube de Portugal que ficariam imensamente felizes com o insucesso dos encarnados e a frustração dos seus milhões de adeptos. Não tenho dúvidas que a festa seria rija ao longo de toda a semana se o Benfica deixasse fugir a oportunidade de ser campeão. Estou a imaginar o gozo enorme dos anti-benfiquistas! A frustração de terem ficado em 3º e 4º lugares e de nem sequer se qualificarem para a Liga dos Campeões, seria rapidamente ultrapassada e de certa forma recompensada com a desgraça dos rivais.
Cabe à equipa do Benfica fazer o que tem que fazer dentro das quatro linhas e conquistar um resultado que permita aos benfiquistas fazer a festa do título.

Amanhã pelas 20 horas já se saberá tudo sobre o tema e o Marquês de Pombal vai ter que aturar mais uma vez, todos aqueles que ali pretendem celebrar a vitória do seu clube, sejam eles afectos ao Benfica ou ao Sporting de Braga.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

OS ENERGÚMENOS DO FUTEBOL

Os energúmenos são uma espécie de seres humanos, muito parecidos com os primatas mas cuja ferocidade, animalidade e irracionalidade é mil vezes superior.

Tais animais, vivem em sociedade, disfarçados de pessoas civilizadas e conseguem convencer muita gente incauta que são realmente criaturas bem comportadas.

Normalmente essa espécie de animais actua em grupo porque uma das suas características principais é a cobardia, já que atacam sempre em grande número, pessoas desprevenidas e indefesas, sejam elas homens, mulheres ou crianças.

Essa escumalha da sociedade actua em qualquer local e tudo lhe serve de pretexto; no entanto, são os acontecimentos desportivos que mais atraem tão inqualificável espécie de gente.

No facebook, youtube ou twitter, anunciam grandes batalhas campais, jurando que é desta vez que vão aniquilar o inimigo. Que grandes guerreiros são esses energúmenos!!! E como eles se vangloriam dos seus feitos, praticando os mais nojentos e hediondos crimes, contra pessoas que não se identificam com o seu clube!!!

Neste último Porto/Benfica, houve de tudo porque esses "valentões" estudam todas as possibilidades de causar mossa nas hostes adversárias, ao pormenor e desde o ataque ao autocarro benfiquista até ao arremesso de centenas de bolas de golfe, isqueiros e telemóveis para dentro do recinto de jogo, tudo aconteceu.

Mas o que mais me chocou, foi o assalto e o ataque a uma viatura em que seguiam duas pacatas cidadãs que iam identificadas com o símbolo do Benfica, as quais foram violentamente maltratadas, física e moralmente, tendo sido arrastadas para fora da sua viatura.

Isto é um crime muito grave, um atentado inadmissível contra a liberdade e a democracia e, como tal, devia merecer uma punição compatível com essa gravidade, sempre sujeita ao cumprimento de uma pena de cadeia, o único local onde tais energúmenos deviam estar.

No entanto, todo o mundo sabe perfeitamente que tais arruaceiros fazem o que fazem porque gozam de uma impunidade chocante e vergonhosa. A justiça não funciona e os agentes da autoridade que deviam tomar conta das ocorrências, estão-se nas tintas, porque no fundo, os tais energúmenos também pertencem ao seu clube.

É lamentável que as autoridades, quem de direito, não faça nada para acabar com a actividade criminosa desta espécie de gente, perfeitamente identificada, porque se isso acontecesse, muitas pessoas de bem acorreriam aos espectáculos desportivos, levando consigo os seus filhos.

Tal como as coisas estão, não é possível ir aos estádios em segurança porque a qualquer momento, podemos ser vítimas inocentes desses valentões arruaceiros e criminosos.

Estou a escrever esta crónica com intenção de atingir e denunciar todos os energúmenos que existem por esse País fora, sejam eles vermelhos, azuis, verdes, castanhos ou amarelos.

Aceito que haja rivalidade, que uns tantos fiquem satisfeitos quando o adversário perde. Aceito que se digam umas larachas aos adeptos contrários. Aceito que se brinque com os nossos amigos quando a nossa equipa ganha. Não aceito que uns tantos cretinos pratiquem actos tão vergonhosos e criminosos e que depois a justiça não seja capaz de fazer o que lhe compete: JUSTIÇA.

NOTA FINAL: Não compreendo como é possível permitir que em alguns programas desportivos televisionados, tenham assento comentadores tão odientos e rascas que mais não fazem do que incentivar os energúmenos a fazerem cada vez pior, pois têm a desenvergonhada lata de dizer que noutras alturas e noutros locais já viram bem pior.

Essas estações de televisão não se dão conta do mau exemplo que tal espécie de comentadores, facciosos e doentios pelas cores dos seus clubes, sem estatura ética nem moral, estão a dar ao País e ainda por cima pagos?

Depois queixam-se que a violência à volta do futebol é cada vez maior e que os programas não conseguem captar o interesse dos telespectadores. Pudera! Com comentadores tão anti-desportistas e com tanta falta de isenção, outra coisa não é de esperar e, ao mesmo tempo, seria um grande castigo e uma pura perda de tempo, ter que ouvir e ver as suas despudoradas opiniões, uns segundos que seja.

domingo, 2 de maio de 2010

O TÍTULO DE CAMPEÃO NÃO FOI FESTEJADO NO DRAGÃO


Com alguma desilusão da minha parte e também de muitos milhares de benfiquistas que como eu acalentavam a ideia de poder festejar o título na penúltima jornada, a equipa encarnada não conseguiu conquistar um resultado positivo, perdendo a partida por 3-1.

Confesso que esperava mais da equipa do Benfica e, no mínimo, estava à espera de um empate, o suficiente para garantir a conquista do título.

A verdade é que o Benfica parte para a última jornada com três pontos de vantagem sobre o Sporting de Braga que em casa não perdeu a oportunidade de conquistar os três pontos frente ao Passos de Ferreira, por 1-0, em consequência de um monumentar frango do seu guarda-redes. De facto, o Paços de Ferreira bateu-se com valentia ao longo de todo o jogo e só não conseguiu o empate porque o guarda-redes Coelho teve um momento de grande infelicidade, ao largar a bola e deixá-la ao alcance de Meyong que a empurrou para o fundo das malhas.

A última jornada vai decidir quem vai ser o campeão. Se de facto a lógica funcionar, o Benfica será campeão porque vai receber no seu estádio completamente lotado, o Rio Ave. Em contrapartida, o Sporting de Braga vai ter que se deslocar à Madeira para defrontar o Nacional.

Nesta última jornada, ao Benfica basta apenas o empate para ser campeão, enquanto que ao Sporting de Braga só a vitória interessa.

Acredito que a equipa minhota tenha capacidade para conquistar os três pontos na Madeira mas também não posso duvidar que o Benfica irá vencer o Rio Ave, com maior ou menor dificuldade.

Se assim acontecer, o Benfica será campeão com três pontos de avanço sobre o segundo classificado, mas também pode dar-se o caso de terminar apenas com um ponto, quatro ou seis pontos de avanço, dependendo sempre dos resultados que ambas as equipas fizerem.

Por outro lado, para que o Braga pudesse ser campeão, tinha que assegurar a vitória sobre o Nacional e o Benfica teria que sofrer uma derrota frente ao Rio Ave.

Se nos lembrarmos que em futebol tudo pode acontecer, é bom que o Benfica se prepare convenientemente para o jogo da última jornada e o encare com muito rigor e profissionalismo para não sofrer nenhuma desilusão.

Sobre o jogo do Dragão e todos os incidentes que o rodearam, seria bom que as autoridades tirassem algumas conclusões e actuassem de forma a prevenir casos idênticos no futuro.

Já sobre a arbitragem, mais uma vez o Benfica se pode queixar de alguns dos seus jogadores terem sido admoestados injustamente com cartões amarelos e lhe terem sido sonegadas pelo menos duas grandes penalidades. Houve uma gritante desigualdade de critérios e uma grande falta de coragem nos momentos cruciais do jogo.

Como simpatizante do Clube da Águia, faço votos para que no próximo fim-de-semana os milhões de benfiquistas em todo o Mundo possam festejar com muita alegria o seu título de Campeão.