domingo, 19 de dezembro de 2010

O BENFICA VAI MELHORANDO...


Terá o argentino Salvio assegurado definitivamente um lugar no onze inicial? No jogo com o Rio Ave brilhou com grande intensidade pois para além dos 2 golos que marcou, teve outras flagrantes oportunidades para marcar e ainda teve tempo para fazer duas assistências para golo.
.
A fazer uma época para esquecer, dentro e fora de portas, o Benfica parece apresentar algumas melhoras ao nível do rendimento da equipa. A escassa mas merecida vitória sobre o Sporting de Braga para a Taça de Portugal e agora a folgada vitória na Liga Sagres sobre o Rio Ave que não perdia há cinco jornadas, indicia uma melhoria do plantel sob o comando de Jorge Jesus que pode vir ainda a causar algumas dificuldades ao comandante do Campeonato, caso essa melhoria se venha a traduzir em sucessivas vitórias.

Jorge Jesus disse no final da partida com o Rio Ave que o Benfica fez, na primeira parte, os melhores 35 minutos desta época. Pois bem, lembro-lhe que uma partida de futebol tem 90 minutos, mais o tempo de descontos que o árbitro entender. Jogar só 35 minutos a valer, numa partida, não pode garantir vitórias. Jorge Jesus tem que encontrar forma de a sua equipa jogar 90 minutos em alto rendimento pois só dessa forma se podem alcançar vitórias e conquistar títulos.

Esta época, a equipa do Benfica tem sido uma sombra relativamente à da época passada. Que diferença abismal! Como pode uma mesma equipa passar de excepcional a medíocre, num tão curto espaço de tempo? A resposta tem que ser dada pelo treinador, dizendo se é ele o culpado, se são os jogadores ou, se pelo contrário, há outras razões.

Ao Benfica ainda resta a Taça de Portugal, a Taça da Liga e a Liga Europa, já que a Liga Sagres, com oito pontos de distância para o rival Futebol Clube do Porto, estará irremediavelmente perdida. Já que fez uma triste figura na fase de grupos da Champions que seja capaz de fazer muito melhor na Liga Europa para, de certa forma, limpar a má imagem que deixou e, ao mesmo tempo, ganhar prestígio e dinheiro.

Hoje, o Porto não lhe deu qualquer hipótese de encurtar a distância na tabela classificativa, já que na difícil deslocação a Paços de Ferreira, venceu categoricamente por 3-0. Face à excelente carreira que os azuis e brancos estão a fazer esta época, ao Benfica resta assegurar o segundo lugar para, pelo menos, assegurar uma presença na Champions League.