

Há um extraordinário e empolgante braço-de-ferro entre o Sporting Clube de Braga e o Sport Lisboa e Benfica, praticamente desde a primeira jornada da presente edição da Liga Sagres.
O Braga assumiu o comando da classificação desde a primeira jornada e tem feito uma prova brilhante que lhe tem permitido manter-se na dianteira, embora com o mesmo número de pontos do Benfica.
Nesta 19ª jornada, os minhotos defrontaram o Sporting Club de Portugal, em Braga e tal como na primeira volta, em Lisboa, voltaram a ganhar, agora por uma bola a zero, num jogo em que dominaram perfeitamente as operações e demonstraram uma superioridade evidente que justifica o resultado vitorioso.
Com este resultado, o Sporting hipotecou definitivamente a possibilidade de chegar a um dos três primeiros lugares, uma vez que ficou a 15 pontos dos líderes e a 9 do 3º lugar, ocupado actualmente pelo Futebol Clube do Porto, o que a confirmar-se representa um enorme insucesso desportivo e um rude golpe para as suas finanças.
Por sua vez, o Benfica recebeu no seu Estádio o Vitória de Guimarães e venceu por 3-1. Embora a superioridade dos encarnados não possa ser contestada, deve reconhecer-se que o Vitória de Guimarães deu uma réplica brilhante e teve até boas oportunidades para marcar.
O Benfica teve que trabalhar muito para vencer os minhotos, tal como tem feito em todos os outros jogos disputados.
Até quando vão continuar no comando, com o mesmo número de pontos, o Braga e o Benfica?
Na primeira volta, o Benfica perdeu em Braga por 2-0 e agora espera-se o tira-teimas da segunda volta, no Estádio da Luz. Se até lá as duas equipas continuarem empatadas, esse jogo será importantíssimo para o conjunto ganhador e provavelmente a chave para a conquista do Campeonato.
Será o Benfica capaz de se impor, no seu Estádio, ao Sporting de Braga e assumir definitivamente o comando isolado da classificação?
Vamos esperar para ver o que acontece.