
O TIRA TEIMAS
ENTRE OS VELHOS RIVAIS
MOSTROU UM BENFICA
MAIS FORTE
Tenho insistido que o Benfica, embora tenha crescido de rendimento relativamente à época anterior, ainda não me convenceu que pode ser campeão.
É verdade que ninguém nasce campeão e ganha títulos de um dia para o outro. Os campeões fazem-se ao fim de longos anos de treino, com muito trabalho, esforço e dedicação.
O Benfica está a percorrer esse caminho e não se pode dizer que os seus atletas não estão a corresponder com esse trabalho, esforço e dedicação, quer nos treinos, quer depois na competição a sério, onde se verifica realmente um enorme empenho de todos eles.
Na verdade, recordando o que tem sido a carreira do Benfica nas últimas épocas, não se pode exigir mais deste brilhante plantel que fez progressos extraordinários desde a última época e só por isso é possível, à 14ª jornada partilhar o 1º lugar, em igualdade de pontos com o sensacional Sporting de Braga.
Só essa melhoria significativa de rendimento lhe permitiu vencer categoricamente, com todo o mérito, o Futebol Clube do Porto, à 14ª jornada, o que vinha sendo raro nos últimos 20 anos, cotando-se como a melhor equipa em campo, superiorizando-se em todos os aspectos ao seu adversário.
Ora, há muitos anos que o Benfica não era capaz de jogar taco-a-taco com o seu rival, acabando quase sempre por perder ou empatar.
Neste jogo da 14ª jornada, o Benfica foi uma equipa autoritária, agressiva e forte, física e mentalmente, não permitindo ao FCP facilidades na construção do seu habitual modelo de jogo, razão pela qual não criou oportunidades de golo.
Uma equipa que tem esta capacidade para exercer uma pressão tão forte sobre o adversário, está no bom caminho para alcançar as vitórias e os títulos que lhe têm fugido ao longo dos últimos 20 anos.
Este Benfica ainda não é uma equipa poderosa, arrasadora, uma equipa de top mas está a fazer um percurso interessante, com progressos bem visíveis que lhe permitirão na próxima época, com alguns retoques de qualidade no plantel, juntar-se ao top ten das equipas europeias e ser capaz de poder entrar em qualquer competição com fortes possibilidades de ganhar.
Os encarnados estão a viver um bom momento e esta vitória sobre o FCP veio aumentar os índices de confiança dos seus atletas e fazer deles um grupo ainda mais forte.
Quanto ao FCP, não conseguiu ser aquela equipa dominadora dos últimos anos e parece-me estar a perder fulgor e coesão de grupo.
No entanto, seria muito bom para o futebol português que o Porto continuasse no top dos clubes da Europa e que o Benfica também recuperasse essa posição que ocupou durante décadas, trazendo de volta o seu passado glorioso que interrompeu durante longos anos.
De momento, os adeptos benfiquistas andam eufóricos e não lhe têm regateado o seu apoio. A equipa do Benfica arrasta multidões aos estádios, ao contrário dos seus rivais e de um modo geral, todas as outras equipas. A sua média de espectadores por jogo, é quase igual aos outros clubes todos juntos, excluindo o FCP.
Parabéns por esta brilhante vitória e votos de um bom Natal e um Ano Novo cheio de sucessos.